SIGA TAMBEM

SIGA TAMBEM
POMODORO CAFE RESTAURANTE

sexta-feira, 6 de maio de 2011

SEGURANÇA NACIONAL



Engraçado Como As Coisas Funcionam No Brasil,
Precisou Estrangeiros Registrarem O Nome Cupuaçú Para Que Os Organismos Competentes Ou Não ,Tomassem Conhecimento De Que Algo Tem Que Ser Feito.
Nos Anos 70 E 80 Ouvi Muito O Termo  : “Segurança Nacional” Que No Meu Entender De Criança, Significava , Proteger A Propriedade Territorial ,Cultural ,Artística E Moral Do Nosso País ,Que Por Sinal É Das Mais Diversas E Ricas Do Mundo.
Fico Hoje Me Perguntando Porque Não Temos Ainda Normas (Factíveis) Para As Denominações De Origem Ou Processos Nos Produtos Alimentícios Ou Agrícolas?
Vamos Relacionar Alguns Termos Usados Em Muitos Países Do Mundo Desenvolvido.
D.O.C . Denominação De Origem Controlada E
D.O.C.G. Denominação De Origem Controlada E Garantida
Denomina A Orígem Geografica Específica De Onde Certo Produto É Oriundo E Tem Influencias Naturais Como Clima Etc,  E Humana De Qualidades Reconhecidas E Processo Regulamentado Diciplinado E Controlado . Onde São Executados Testes Fisico Quimicos ,Atestando As Qualidades Organoléticas Do Produto De Marca D.O.C. Ou  D.O.C.G.
D.O.P. Denominação De Origem Protegida
Denomina Exclusivamente A Região Específica Demarcada E Protegida Por Lei E Que O Alimento Ou Bebida Precisa Ser Produzido,Transformado E Elaborado Apenas Naquela Região Demarcada . Região Esta  Que Imprime Características Únicas E Processamento Artezanal E Tradicional
I.G.P. Indicação Geográfica Protegida
Determina A Qualidade De Um Produto Agrícola Ou Alimentar Reconhecida Produzido Numa Certa Região Reconhecida Como De  Caracteristicas Específicas E Seu Processo Reconhecido Como Único E Particular.
No Brasil Temos Alguns Produtos  Que Já Há Muitos Anos São Passiveis De Proteção , Por Região E Ou Processo .
Cito Alguns:
Queijo Do Reino, Queijo Da Serra Da Canastra,Queijo Minas, Café Do Cerrado Mineiro,Café Da Mogiana,Café Do Sul De Minas ,Café Do Cerrado Baiano ,Vinho Do Vale Dos Vinhedos,Ou Da Campanha Gaúcha So Prara Citar Algumas De Fora De Nossa Região.
Mas Aqui Temos Alguns Patrimonios Agricolas E Gastronomicos Que Merecem Respeito Como:
Queijo De Manteiga De Cachoeirinha,Bolo Souza Leão,Bolo De Rolo,Passa De Cajú ,Doce Japonês,Cavaco, Casquinho De Carangueijo,Queijo De Coalho ,Vinho Do Vale Do São Francisco, Morangos E Flores De Gravatá,Flores De Bonito,Frutas Do Vale Do São Francisco,Biscoito Garra Sertaneja,Bolinho De Goma ,Bolacha De Maragogi,Carne De Sol Do Picuí , Sem Deixar De Lado O Famoso Sal Marinho De Mossoró,Os Bordados De Passira ,Os Tapetes De Lagoa Do Carro,As Rendas De Alagoas E Do Ceará,As Ceramicas De Tracunhaem Entre Outros Inúmeros Produtos De Reconhecida Qualidade ,Alguns Feitos Artezanalmente Há Séculos Da Mesma Forma.
Então Meus Caros , Vamos Desburocratizar Os Processos De Certificação ,Criar Métodos De Padronização Mais Práticos E Rápidos,Pedir O Auxílio Ás Universidades E Aos Órgãos De Pesquisa E Formação Profissional Em Um Programa Sério De Resgate De Antigas Receitas Processos E Principalmente , Patentear  E Registrar Oficialmente Alem De Dar Selos De Qualidade Para Tais Produtos Tudo Isso Em Nome Do BRASIL E Da Bendita SEGURANÇA NACIONAL.

DUCA LAPENDA