SIGA TAMBEM

SIGA TAMBEM
POMODORO CAFE RESTAURANTE

domingo, 3 de abril de 2011

FANTASIA E REALIDADE


Ao decidir que será um profissional de gastronomia, no caso Chef de Cozinha, todo candidato a uma vaga nas diversas faculdades de gastronomia do Brasil ou exterior pensa logo no seguinte: “vou criar pratos maravilhosos, serei como Ferran Adriá, Alex Atala ou César Santos, farei viagens maravilhosas como convidado aos quatro cantos do planeta mostrando minha arte, terei meu próprio restaurante e farei fortuna fazendo o que gosto e realizando meus sonhos!”. Bem, quem não queria em qualquer que fosse a profissão, ser reconhecido e alcançar o topo do mundo, virar celebridade, e assim ,realizar tudo o que sonhou para si?
 Acredito eu, que todo mundo, jovem ou maduro.
No entanto, em todas as  profissões, tanto a de Chef de Cozinha, como a de médico, engenheiro ou advogado requer muito preparo, dedicação, sacrifícios e além de tudo, perseverança.
Ser profissional dessa área hoje , criou um certo fetiche , alimentado pelas novelas,filmes ou colunas sociais e revistas de nomes curiosos que falam de como é maravilhosa a vida das celebridades.
Caros leitores, eu ,como Chef de Cozinha e proprietário de  restaurante consegui certo sucesso e reconhecimento nesses anos de profissão ,mas aprendi que essa coisa de glamour é só metade da realidade,
A outra metade é de trabalho duro, concorrência acirrada ,custos cada vez mais apertados e necessidade de reformulações e ajustes de conduta profissional e atualização, sem falar da freqüente necessidade de implantação de novas técnicas e ferramentas.
Mas não desanime caro candidato a Gastrônomo ou Chef de Cozinha ,
Vá em frente,seja feliz ,lute por essa profissão que só a poucos anos vem sido reconhecida como nobre e digna de curso superior, seja guardião de nossa cultura gastronômica, local e nacional ,crie empregos,forme profissionais,utilize e divulgue as receitas e costumes de família ,reinvente fórmulas, utilize e defenda nossos ingredientes pois essa é a nossa função .
Imagine o que seria de nossa cultura gastronômica se não fosse o bolo de rolo , bolo Souza Leão , buchada de bode , tapioca   ou passa de cajú ?  Se tudo isso estivesse apenas nos cadernos de receitas de nossos antepassados  ou em nossa memória gustativa de infância ?
  Amor à essa arte ,é o combustível para nossa carreira e nosso sucesso , e o reconhecimento é apenas resultado de dedicação , seriedade , lealdade com os colegas de profissão e respeito ao mercado , pois o consumidor é soberano nesse setor que alimenta milhões de brasileiros diariamente e é o ganha-pão de outros tantos ,direta e indiretamente ,gerando bilhões de reais em divisas para nosso país , e sendo o setor de serviços que mais emprega no Brasil.
E esta é a grande diferença entre FANTASIA E REALIDADE.

DUCA LAPENDA
Chef de Cozinha
foto: CHICO PORTO Jornal do Commercio
 blog social 1 Roberta Jungman