LEGÍTIMA OU ADAPTADA ??
NO MUNDO AFORA EXISTEM MILHARES E MILHARES DE RESTAURANTES ÉTNICOS QUE REPRESENTAM A GASTRONOMIA DE VÁRIOS PAISES OU REGIÕES DO MUNDO ,EM TERRAS ESTRANGEIRAS.
POR EXEMPLO, RESTAURANTES JAPONESES OU ITALIANOS NO BRASIL, TAILANDESES OU VIETNAMITAS NA FRANÇA, OU ATÉ FRANCESES OU PORTUGUESES NO CANADÁ ,COMO TAMBEM, BRASILEIROS NO EXTERIOR.
BEM, ESTES RESTAURANTES SÃO FEITOS PARA O PÚBLICO EXTRANGEIRO , COMO UMA ESPÉCIE DE REFERENCIA A CULINARIA ASSINADA NO CARDÁPIO , E NÃO A EMBAIXADA DESTE MESMO PAÍS OU REGIÃO.
O MESMO ACONTECE COMO POR EXEMPLO ,COZINHA NORDESTINA EM PORTO ALEGRE OU CHURRASCO EM BELÉM DO PARÁ. É APENAS UMA MANEIRA DE APRESENTAR DE MANEIRA ADAPTADA AO PÚBLICO LOCAL, QUE POR SINAL É QUEM PAGA A CONTA, OS COSTUMES E OS INGREDIENTES DO PAIS OU REGIÃO REPRESENTADA NO RESTAURANTE.
SE UM PORTUGUÊS CHEGA EM UM RESTAURANTE DE COZINHA PORTUGUESA EM TORONTO , VAI RECLAMAR OU CRITICAR O RESTAURANTE, POIS, ALGUNS PROCESSOS OU INGREDIENTES FORAM ADAPTADOS AO GOSTO DE SEU PÚBLICO ALVO ,QUE NA MAIORIA DAS VEZES NÃO É NECESSARIAMENTE DA COLÔNIA DE IMIGRANTES DAQUELE PAIS REPRESENTADO NOS CARDÁPIOS.
VAI ESBRAVEJAR E FALAR DE TRADIÇÕES , CULTURA ,OU DA COMIDA QUE SUA MÃE OU AVÓ FAZIA ,E FALAR QUE AQUELE RESTAURANTE NÃO É PORTUGUES COISA NENHUMA.
O QUE SE TEM QUE VALORIZAR , É QUE, FOI POR CAUSA DESTAS ADAPTAÇÕES MUNDO AFORA QUE ALGUMAS CULINÁRIAS SE TORNARAM TÃO REPRESENTATIVAS EM OUTRAS TERRAS , COMO A CULINÁRIA JAPONESA E ITALIANA NO BRASIL, POR EXEMPLO .
NÃO SE COME PIZZA NO BRASIL , EM SUA ESMAGADORA MAIORIA, IGUAL À QUE SE COMERIA NA ITÁLIA OU ,SE SUSHI NO BRASIL , COMO SE COMERIA NO JAPÃO.
ENTÃO ANTES DE, RAIVOSAMENTE ,CRITICAR-MOS O RESTAURANTE NORDESTINO ,POR NÃO ESTAR SERVINDO A COZINHA AUTÊNTICA E ORIGINAL DE PERNAMBUCO EM SÃO PAULO , OU O RESTAURANTE JAPONÊS ,ITALIANO OU CHINES NÃO ESTAR SERVINDO A COMIDA QUE OS JAPONESES ,ITALIANOS OU CHINESES COMERIAM EM SEUS PAÍSES, VAMOS LEMBRAR QUE ESTES RESTAURANTES , SOBREVIVEM DE UM PÚBLICO LOCAL E NÃO DE SUAS COLÔNIAS. SE FOSSE DO CONTRÁRIO NÃO SOBREVIVERIAM.
DEFENDO A CRIAÇÃO DE CONSELHOS DE ORIGINALIDADE OU AUTENTICIDADE ,ONDE OS REPRESENTANTES CAPACITADOS DE CADA PAÍS , CONFERE AOS RESTAURANTES ETNICOS, UM PADRÃO MÍNIMO DE ORIGINALIDADE. E O RESTAURANTE RECEBE UMA CHANCELA NO CARDAPIO ONDE INDICA QUE AQUELE RESTAURANTE FOI ORIENTADO , SUA BRIGADA FOI TREINADA ,SEUS FORNECEDORES FORAM APROVADOS E O PERCENTUAL DE ORIGINALIDADE FOI ATINGIDO.
INCLUSIVE NO NOSSO CASO DE RESTAURANTE QUE TEM COMO OBJETIVO, REPRESENTAR A CULINÁRIA ITALIANA NO BRASIL, GOSTARÍAMOS MUITO QUE HOUVESSE UM ORGÃO COMPETENTE QUE REGULAMENTASSE E AO MESMO TEMPO ORIENTASSE E ACOMPANHASSE O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE TODOS OS RESTAURANTES INTERESSADOS EM POSSUIR TAL RECONHECIMENTO, ACREDITAMOS TAMBÉM ,QUE ACONTESSE COM OS SUSHIS, TEMAKERIAS,PIZZARIAS,BISTRÔS, ETC , QUE PRETENDEM CONSEGUIR UM SELO DE AUTENTICIDADE ,CONFERIDO POR UM CONSELHO OFICIAL E COMPETENTE .
QUEM SE HABILITA ?
VAMOS APROVEITAR O QUE ESTES RESTAURANTES NOS FAZEM LEMBRAR DE BOM DE NOSSAS REGIÕES DE ORIGEM PORQUE , O ” FUNDAMENTALISMO GASTRONÔMICO” É TÃO PRECONCEITUOSO E PERIGOSO QUANTO O RACIAL OU RELIGIOSO .
DUCA LAPENDA
ARTIGO PUBLICADO NO DIARIO DE PERNAMBUCO ,DIA 10/06/2011
ARTIGO PUBLICADO NO DIARIO DE PERNAMBUCO ,DIA 10/06/2011