SIGA TAMBEM

SIGA TAMBEM
POMODORO CAFE RESTAURANTE

sábado, 16 de abril de 2011

DESBUROCRATIZE SEU VINHO !!

Imaginem esta cena :
Você escolhe o vinho que mais lhe agrada ,e pede ao garçom.
Então lá vem ele com uma garrafa sendo transportada como se estivesse em suas mãos uma orgiva nuclear prestes à ser detonada.
Depois apresenta a mesma garrafa a você como se você tivesse que escolher uma arma de duelo, em seguida ,cheio de dedos como um “octopus” ele abre a cápsula e usa o saca-rolhas como se estivesse desmontando a tal “orgiva”. Aí você  é presenteado com a rolha e não sabe muitas vezes para que foi presenteado ,ou que características deveria analizar na rolha ,muitas vezes de plástico.
Então você novamente é consultado e observa, gira o líquido na taça e sente os aromas, experimenta uma porção daquele vinho. Se aprovar , o garçom deverá servi-lo  aos seus convidados , se não aprovar ,dará algum motivo do porque aquela bebida não está em condições de ser servida.
Minha gente, ao redor do velho mundo se bebe vinho desde a antiguidade em sacos de couro até em copos de pedra ou metal como parte do dia a dia ,com a naturalidade de quem consome alimento ,(que o vinho é !).
É claro que existem rituais que precisam ser cumpridos e se deve respeito a bebida mais nobre de todas ,presente no velho e novo  testamento, presente na história da humanidade como testemunha de rituais religiosos , comemorações e até como medicamento.
É claro também que existem exemplares raros que devem ser experimentados, degustados e apreciados ,quase gota a gota e também existem experts que tem condições técnicas para analisar detalhes em um vinho que só experts podem.
Então meu caro leitor desburocratize o seu vinho , escolha-o pelo seu gosto pessoal e não pelo que os outros vão achar ,ou pelo rótulo ou valor da garrafa.
Sirva-o com respeito mas sem arrogância.
Existe uma gama enorme de milhares de rótulos , uvas ,origens e processos a sua escolha.
Sirva-o em casa e o aprecie com a moderação .
E por último ... Nunca se transforme em um “”ENO-CHATO “”!!!

Porque antes de tudo ,o vinho é fonte de prazer e alegria.


DUCA LAPENDA