SIGA TAMBEM

SIGA TAMBEM
POMODORO CAFE RESTAURANTE

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

RECORDAÇÕES DE NATAL !!

Tempo de festas..., engraçado como esta época do ano nos trazem recordações da infância, de tempos que não voltam . Apenas, na memória.
Neto de imigrantes que sou, tenho muito forte em minha memória costumes e aromas de dois mundos, o italiano, de meu pai e português, de minha mãe.
Nos reuníamos sempre em nossa casa de praia na ilha de Itamaracá e passávamos as férias juntos , mas na noite de natal , era especial.
O aroma de tender, bacalhau, fio de ovos entre outros permeavam as paredes e me faziam sonhar com a comida.
Mas, tinham alguns pratos que eram fantásticos, o italiano, “SPAGHETTI CON LE SARDE” , uma pasta com sardinhas (naquela época e na praia conseguíamos fresca, e preparávamos em sal) passas ,açafrão,e pinhões,que substituíamos por castanhas de caju picadas, e o portugues , pernil de cabrito ao forno acompanhado de “DEMÔNIOS À CAVALO” , que são ameixas secas sem caroços enroladas com bacon ao forno até o bacon ficar crocante. Uma delícia!
Estes pratos são respectivamente, do sul da Itália e do centro norte de Portugal, origens de meus antepassados , e trazem memórias de uma infância feliz ao lado da famÍlia que tanto amo, em um lugar de até hoje sinto muitas saudades.
Já no ano novo , era lei passar o reveillon no centro da ilha com a familia de ,”Seu Dôba”, um amigo comerciante e pescador bem sucedido que morava em Itamaracá .
Sua esposa ,”Dona  Tida” fazia a fritada de camarões mais deliciosa do mundo, que ,nem tento reproduzir ,para não macular memórias tão queridas .
Com pimenta na medida. Era uma benção mesmo, uma dádiva, aquela comida.
Encho os olhos de lágrimas relembrando os momentos de ternura e carinho que compartilhei com minha familia e aquelas pessoas tão queridas.
São memórias de um tempo que tento manter muito acesas em mim e em meus filhos.
Tempos que não voltam ,mas podem ser perpetuados pelos sabores ,aromas e sentimentos de felicidade!

ARTIGO PUBLICADO NO CADERNO SABORES DA FOLHA DE PE , COLUNA DE MARIA LECTICIA CAVALCANTE