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POMODORO CAFE RESTAURANTE

sexta-feira, 22 de abril de 2011

PRODUTO X EXPECTATIVA




Vemos chefs famosos na tv ou jornal, fazendo exibições em festivais e imaginamos como seria comer um dia no seu restaurante.
Então nós fazemos uma reserva , muitas vezes com semanas , meses ou até um ano de antecedência.
Nesse momento começa um processo de expectativa enorme ,alimentada por anseios pessoais muitas vezes levados por experiências boas ou más de outrora , por publicidade ou crítica especializada e as vezes por opiniões de amigos.
Então quando chegamos ao restaurante mítico, ícone da alta gastronomia , ficamos muitas vezes frustrados e algumas vezes decepcionados com o que comemos.
Bem , vamos por partes,
A competência profissional de um chef ,deve ser medida distintamente no cardápio do restaurante ,que tem que fluir com velocidade ,regularidade e sustentabilidade econômica do prato oferecido , e no cardápio gastronômico ,exclusivo e personalizado de uma exibição ,festival ou degustação programada.
Além disso , passa pelo gosto pessoal de cada um .
Muitas vezes lemos uma crítica de cinema  em um jornal e quando assistimos o filme , nada tem à ver com aquilo que imaginamos.
O sucesso de um restaurante ou chef ,é uma relação entre o produto e expectativa ou pré-conceito.
Se somos surpreendidos em um boteco de mercado com um vinho de qualidade servido em temperatura correta numa taça de cristal ,ficamos impressionados pois, a expectativa foi superada. Porém, quando vamos para um restaurante de luxo ,premiado ,estrelado por celebridades e bebemos o mesmo vinho na mesma taça no dia seguinte ficamos frustrados ,pois a expectativa não foi alcançada.
Então amigos , com nós chefs , acontece o mesmo. Vejam o que acontece na alta costura das passarelas de Milão .Paris ,Nova Iorque ou São Paulo.e compare com o que se encontra nas lojas e ruas pelo mundo.
Não se pode medir a competência de um costureiro ,pela calça jeans que você encontra em uma boutique com sua grife. O produto encontrado na boutique ,assim como o prato do restaurante do início da nossa conversa,teve que ser feito respeitando dados como : mercado,velocidade,regularidade e sustentabilidade econômica.
Por outro lado nós chefs e proprietários de restaurantes devemos criar expectativas coerentes com nossa competência profissional.
Então caros amigos, divirtam-se ,comam e bebam moderadamente e curtam cada gole e garfada daquilo que pediu ,sem preconceito e quando o chef estiver presente ,indague à respeito de algo especial feito por ele próprio naquele momento para vocês.
Tenho certeza que nossos colegas vão ter o maior prazer em atendê-los desde que tenham condições de tempo e operacionalidade  para  tal.

DUCA LAPENDA