SIGA TAMBEM

SIGA TAMBEM
POMODORO CAFE RESTAURANTE

sábado, 16 de julho de 2011

SAUDÁVEL E SABOROSO ??


Algumas Tradições Gastronômicas Herdadas De Outrora, Dizem Que Pra Ser Gostoso O Alimento Precisa Ser Muito Condimentado E Excessivamente Gorduroso Temos Como Exemplo A Rabada ,O Sarapatel ,A Feijoada, E Outros Inúmeros Alimentos Bem Tradicionais E Familiares Aos Nossos Lares No Nordeste.
Claro Que Essa Tradição Tem Origens Justificadas , O Excesso No Tempero Vem Da Necessidade De Encobrir Muitas Vezes Um Alimento Que Não Foi Armazenado Em Ótimas Condições E Portanto Precisava De Uma “Maquiagem” No Sabor .
O Excesso De Gorduras Vem Da Necessidade De Energia Para Enfrentar Um Dia De Trabalho Sem Os Recursos Tecnológicos De Hoje Em Dia .
Isso É Coisa Da Antiguidade ,Pois Hoje Em Dia Podemos Realizar Estas Mesmas Receitas ,Suprimindo Ou Substituindo Alguns Ingredientes , Sem Perder O Prazer Do Sabor E Tornando A Alimentação Mais Saudável.
Vamos Enumerar Algumas Ações Bem Sucedidas Neste Sentido.
Substituir Setenta Por Cento Do Azeite De Dendê Por Oliva Nos Preparos De Bobó Ou Moqueca.
Após O Preparo Da Rabada , Colocar Na Geladeira Para Que A Gordura Solidifique E Seja Retirada Com Facilidade , Aí Então Retornar Ao Fogo Para O Término Do Cozimento .
Cozinhar Em Água Os Embutidos Da Feijoada E Fazer O Mesmo Da Rabada, Resfriar E Retirar A Gordura E Aí Então Adicionar Ao Feijão.
Utilizar Lombo Defumado No Lugar Do Bacon Em Preparos Menos Calóricos ,Ou Até Utilizar Frango Defumado Sem A Pele Nesse Caso .
Assim Podemos Desfrutar De Receitas Tradicionais Com Mais Saúde E Muitas Vezes Com Economia .
Comer Bem Sem Deixar De Ser Saudável!
Chef. Duca Lapenda