SIGA TAMBEM

SIGA TAMBEM
POMODORO CAFE RESTAURANTE

domingo, 10 de abril de 2011

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE ?



   Luvas, toucas,detergentes especiais,projetos sanitários complicados,siglas como “T.E.F” , “F.I.F.O” ou “5S” ,inspeções intermináveis,etc....
   Isso faz parte do nosso universo de chefs de cozinha e proprietários de restaurantes.
   Somos um misto de várias profissões que vou enumerar algumas à seguir:
1-Artistas,porque criamos arte culinária
2-Artesãos dos sabores (De acordo com o  ilustre QUENTIN SAINT MAUR  .  http://muitoprazerbrasil.blogspot.com/ )
3-Nutricionistas ,por cuidar de alimentação e sanidade
4-Comerciantes por possuir ou gerir um comercio
5-Prestadores de serviço porque o prestamos aos consumidores
6-Contabilistas pois temos que cuidar de impostos ,contas ,formulários etc.
A lista segue por um caminho interminável.
   Se não bastasse ,alguns setores da sociedade , teimam em culpar os estabelecimentos e seus dirigentes, pela falta de forma física ou saúde da população.
   Ora, se você vive consumindo gordura saturada , sal,álcool , cigarro , ou outras coisinhas do gênero, dormindo tarde,
Correndo de cá pra lá como um louco pra trabalhar, etc.
Não pode querer culpar o coitado do carboidrato da massa,
O azeite da salada, ou a proteína do filet mignon, por sua noite pesada.
   Engraçado, é ouvir o seguinte: ” vinho nesse clima”? Ou “fondue é pra clima frio pois é muito pesado” ou até ”carne à noite”? , jamais!! .
Puxa vida !!
   Temos hábitos como comer feijoada,chambaril,sarapatel,pirão ou beber cachaça ,rum, whisky e vodka na praia aos 35/40 graus.
   Comemos espetinhos de “gato”,caldinho de peixe,feijão ou camarão ,queijo assado,ostra crua,camarões cozidos nesses mesmos lugares e não exigimos “accessórios” como :toucas e luvas para manipuladores,manuais de boas práticas,certificados ou fardamento para os mesmos, datas de fabricação,prazos de validade, garantia de origem, S.I.F. (serviço de inspeção federal) inscrição no ministério da agricultura ou saúde,armazenamento padronizado e refrigerado ou aquecido , ou até  água tratada que seria básico para manipulação e higiene de utensílios.
   O que está acontecendo é uma transferência da responsabilidade que é de cada um de nós na hora de escolher o que ? , e onde comer , para um único setor da sociedade, que é estabelecido, paga impostos gera a maior quantidade de empregos do setor de serviços no Brasil  e usa de todos os recursos disponíveis para disponibilizar produtos e serviços de alto padrão e confiabilidade para o consumidor.
   Setor que tem que contratar segurança privada ,coleta de lixo particular, comprar água de caminhões-pipa porque estes serviços não são eficientes ou inexistem em certos locais , setor que gera divisas para o Brasil e que apesar de tudo que aconteceu com o turismo de alguns estados  nas ultimas décadas como:tubarões na praia, turistas assaltados e mortos , prostituição infantil entre outros desastres econômicos e sociais, hoje é considerado  o maior pólo do Nordeste e o terceiro pólo gastronômico e de entretenimento do Brasil.
   Caros leitores,
Vamos refletir tudo isso e analisar , de quem é a responsabilidade?

DUCA LAPENDA
FOTO:DIVULGAÇÃO